2008-03-20

"Linguagem Preguiçosa" vs. Abuso de termos Ingleses

Se por um lado, como já disse antes, o abuso de termos ingleses potencia mal entendidos, quebras de circulação da informação, enfim, de modo geral degrada a qualidade e transmissão da informação, também é um bom sinal. É sinal que as pessoas em geral já conseguem ver um bocadinho para além do próprio quintal e estimulam forçosamente e mutuamente as mentes.

As pessoas começam a "sofrer" da inundação de informação que vem do exterior - do mundo inteiro, transportada através de vários meios por agentes comerciais e noticiosos. Estes últimos (jornalistas) têm como primeira prioridade chamar a atenção dos seus clientes para poderem vender produtos, os seus e os de terceiros e, só depois para informarem sobre utilidades (ou não). É assim que funciona, é assim que a informação financia a sua viagem. Por outro lado, existe por enquanto, o deleite de informação grátis (excluindo o provedor de serviço) que boia no oceano da Rede (internet). Essa informação provém de todo lado e tem todo o género de propósitos. Cabe ao indivíduo filtrar a que lhe interessa e/ou acha importante. Há que aproveitar e manter esta liberdade!

O que é que a avaliação preguiçosa de certas linguagens de programação funcionais tem a ver com o isto? Muito pouco :) E com o abuso de termos ingleses? Ahh! Isso tem.

Tal como em certas linguagens de programação funcional é poupado trabalho quando não se processa informação que ainda não foi necessária e, se calhar nunca o vai ser. As pessoas de consciência menos auto-punidora-vingativa-sádica :) fazem o mesmo. Porque raio hão de elas traduzir expressões que foram trazidas pela maré para Português? Elas entendem mais ou menos o que querem dizer. Afinal de contas, se usam as palavras "amaldiçoadas" é porque julgam estar dentro do assunto. O próximo elo da comunicação que se desenrasque em saber o que o anterior quis dizer e tenha um dicionário de Inglês, Francês, Alemão ( línguas de culturas dominantes) por perto. Se ninguém quiser saber da informação poupou-se trabalho!!

" - Entendeste o que este gajo está pra aqui a dizer!?"
" - Não... Anda a bater mal de certeza."

Sem comentários: