2007-02-07

Uma selva muito particular de macacos

O macaco cauteloso


O macaco cauteloso é como o resto dos macacos do universo de macacos que se quer retratar: idealmente vive em árvores, ansia até ter uma árvore. De vez em quando até consegue domesticar várias árvores constituindo um luxuoso jardim privado.
As árvores são escassas, são dispersas e movem-se constantemente. Quando o macaco cauteloso vislumbra recursos numa árvore que passa por perto, apressa-se até à extremidade da sua árvore que terá mais proximidade com a árvore deambulante. Sorrateiramente, o macaco tenta alcançar o galho da outra árvore sem que a sua própria árvore se de conta. Faz isto porque cobiça os recursos da árvore transeunte. Estes agradam-lhe mais dos que tem presentemente na sua. Cauteloso, porque não larga o ramo da sua árvore enquanto não agarra também o ramo da árvore que passa. Desta maneira o macaco evita cair no chão, ficar sem alguma árvore e passar, no pior cenário, o resto da sua vida a viver com os recursos eternamente débeis do chão.

O macaco audaz e cauteloso


O macaco audaz e cauteloso vislumbra os recursos de uma árvore que passa perto da sua e até se entusiasma. Mas, logo reflecte as possibilidades de uma eventual incursão à árvore que se aproxima. Sabe que existe o perigo do primeiro ramo que agarrasse se partir. Sabe que um voo arriscado acabaria por significar uma aterragem no solo e a fuga da sua árvore actual. O macaco audaz e cauteloso contempla ainda a possibilidade de uns quaisquer recursos estupendos que a sua vista alcança ao longe se esgotarem sem aviso prévio se ele alguma vez os alcançasse.

O macaco audaz e cauteloso não hesita correr riscos em fazer um salto longo e até descer da sua árvore enfrentando assim a dureza da vida no solo, claro que, só o fará se a vida proporcionada pela sua árvore for igualmente ou até pior que a vida no solo.

3 comentários:

AgenteAlves disse...

Amigo... e tu que tipo de macaco és?
Hein??
Abraço

To Colante disse...

http://o-top-mais.blogspot.com/

Como o macaco gosta de banana eu gosto de ti....

Anónimo disse...

joaquim silvestre tás lá. Sempre igual a ti própio, Em grande.
Continua assim mas nada de pistolas:>)